segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

TUDO SOBRE QUEIJOS PARTE 1


Para falar de queijos sou super suspeita porque sou simplesmente apaixonada por eles. Desde o sanduiche quente de mussarela com parmesão derretidos que meu lindo namorado prepara no café da manhã, ao delicioso brie com ciabatta acompanhados de um belo vinho tinto, fondue, pizzas... ai que delícia! Enfim, vamos falar mais sobre eles!

Os queijos são produzidos a partir do leite misturado a uma cultura de microrganismos que, ao longo do processo de fabricação e maturação, irão consumir parte da lactose presente no queijo. Quanto maior o tempo de maturação do queijo, menor tende a ser o teor de lactose destes, sendo que alguns queijos chegam a ficar totalmente isentos de lactose. Os queijos frescos (em geral, são os queijos brancos), por sua vez, tendem a ter um teor mais alto de lactose, pois eles não passam pelo processo de maturação. Falarei mais sobre isto indicando os tipos de queijo permitidos aos intolerantes à lactose.

Para aproveitar o sabor do queijo é importante alguns cuidados na compra, na manipulação e no armazenamento, mas o principal é conhecer cada um deles. Para isto, visitem o próximo post."Tipos de Queijo"

Qualquer que seja o tipo de queijo, a matéria prima é só o leite, que pode ser de vaca, ovelha, cabra ou búfala. 

Como acontece com os vinhos, as condições climáticas e geológicas influenciam no sabor e no estilo do queijo, já que determinam a forma como o animal é criado e alimentado. Assim, seu leite terá características específicas e irá determinar o sabor final do queijo.


A quantidade de gordura do leite, integral, semidesnatado, desnatado ou enriquecido com nata, resulta em diferentes tipos de queijo. Em alguns casos se usa leite cru, não pasteurizado (cada vez menos comum), como no caso do queijo Taleggio do norte da Itália e a mistura de diferentes tipos de leite; de cabra, vaca e ovelha.


A quantidade de água que se elimina no processo de produção do queijo determina a     maciez e o tipo de casca que irá se desenvolver no queijo. A casca é um dos primeiros  aspectos a se avaliar em um queijo.

Como acontece com outros produtos, verifique a data de validade, o aspecto e os cuidados com a temperatura à qual o queijo se encontra fato que pode alterar o processo de maturação


QUEIJOS DE MASSA DURA

Os queijos de massa dura devem ser envolvidos individualmente em filme plástico ou papel-alumínio, nesse caso, faça alguns furos com um garfo para que o queijo possa respirar e não resseque. Podem ser mantidos fora da geladeira lembrando que o ambiente ideal para conservação é seco e com temperatura em torno de 18°C.
Para conservar queijos duros por pouco tempo, deixe-os em uma queijeira, com base de madeira e tampa de vidro, que não feche completamente, permitindo que os queijos respirem. 

QUEIJOS DE MASSA MACIA

Os queijos de massa macia como o Brie e Camembert devem ser mantidos no próprio papel da embalagem, que já é especial para sua conservação e guardados na geladeira, assim como os frescos e fundidos.


QUEIJOS AZUIS

Os que apresentam mofo interno (os azuis) devem ser envolvidos em papel-alumínio.

O mofo que se forma na casca dos queijos é natural e deve ser retirado com um paninho embebido em salmoura.
Veja no próximo post  tipos de queijo e suas principais características.


 









Nenhum comentário: